Da cultura à literatura: os sentidos da formação britânica de Fernando Pessoa; fragmentos estéticos e filosóficos em ''O livro do desassossego', do semi-heterônimo Bernardo Soares
Descrição: Acerca da obra de Fernando Pessoa, Eduardo Lourenço (1981) considera que é indispensável o entendimento do seu desajuste no seu espaço e no seu tempo. Em acordo com esta assertiva, a vida e o mundo exterior são trazidos neste projeto como um dos componentes inerentes da obra desse autor, sobretudo com base nas recentes descobertas de escritos do português, digitalizadas e disponíveis para consulta. Um início de estudo da relação entre a arte e a vida de Fernando Pessoa sugere a associação de dois elementos antagônicos ao seu espírito: por um lado, o conflito de identidade em torno de quem é, presente no ser que se debate entre quem poderia ter sido e quem foi; por outro, aexpressão que constrói o não pertencimento a Lisboa, lugar onde se encontra na maturidade, após dez anos na colônia inglesa de Natal. Outros pontos instigantes encontram-se nos referidos documentos na biblioteca virtual, juntamente com as obras, cheias de anotações, da sua biblioteca particular, afinando com as razões de Eduardo Lourenço. As hipóteses buscam os sentidos da dinâmica interior das múltiplas faces contraposta à inércia social da estagnação forjada pelas perdas e desvios. Busca-se descobrir mais do homem que foi, concebendo as bases de partida como a "ponta do iceberg"; de um leitor universal, de visão ampla e de talento distinto. Um homem que, no entanto, parece sozinho frente a um muro intrasponível. Pretende-se demonstrar também algumas aproximações entre o pensamento do filósofo, escritor, tradutor alemão Walter Benjamin, a fim de problematizar o uso do fragmento na obra de Pessoa/Bernardo Soares, em dois campos literários estéticos distintos, o ensaio/diário e a autobiografia, pois para esses escritores os fragmentos são escritos com as ruínas da memória que emergem como tentativa de preservar a singularidade do narrador, apesar da massificação da metrópole moderna..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: MARCIO JEAN FIALHO DE SOUSA (PPGL).
Diáspora e memória na literatura de escritoras judias no Brasil
Descrição: Estudo da literatura de autoria feminina produzida por mulheres judias no Brasil.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: OSMAR PEREIRA OLIVA (PPGL)
Brincando com as Letras: a Literatura Infantil e Juvenil de Escritoras Brasileiras
Descrição: Este projeto objetiva desenvolver estudos críticos integrados a atividades de leitura mediada das obras infantojuvenil das escritoras brasileiras Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa, Clarice Lispector, Laís Corrêa de Araújo e Lúcia Machado de Almeida, buscando contribuir com o letramento literário da criança na escola e em ambientes de reclusão durante a doença (hospitais). O corpus que será utilizado em nossa pesquisa trata-se dos livros: Criança meu amor (1924), A festa das letras (1937), Olhinhos de gato (1939-1940), Ou isto ou aquilo (1964), e O menino atrasado – auto de natal (1966), de Cecília Meireles; O menino poeta (1943), de Henriqueta Lisboa, O mistério do coelho pensante (1967), A mulher que matou os peixes (1968), Doze lendas brasileira – como nasceram as estrelas (1977), Quase de verdade (1978), e A vida íntima de Laura (1999), de Clarice Lispector, Histórias do fundo do mar (1943), O caso de Atíria, a Borboleta (1951), O escaravelho do Diabo (1953), As aventuras de xisto (1957), Xisto no espaço (1967), Spharion (1979), de Lúcia Machado de Almeida, O grande blá-blá-blá (1974) e Que quintal (1987), de Laís Corrêa de Araújo. A leitura literária não pode ser vista como uma atividade destituída de prazer. Assim, considerando o leitor como importante na construção de sentidodo que lê, propõe-se buscar através desses textos uma aproximação entre a literatura e o universo lúdico da criança e dos adolescentes, estimulando a imaginação, a criatividade, mas ao mesmo tempo o senso crítico. O projeto se desenvolverá em duas frentes: os integrantes promoverão atividades de intervenção e inovação em escolas e unidade hospitalares levando as obras literárias ao público alvo, de maneiras diversas, principalmente lúdicas e coletivas; em paralelo, produzirão estudos críticos fundamentados no campo do letramento literário, buscando analisar e divulgar as práticas e os resultados alcançados nas atividades de leitura mediada..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: ILCA VIEIRA DE OLIVEIRA (RESPÓNSAVEL PELO PROJETO) (PPGL); ALBA VALERIA NIZA SILVA (PPGL); RITA DE CASSIA SILVA DIONISIO SANTOS (PPGL).
Cecília Meireles: os Objetos e as Janelas da Percepção
Descrição: Esta investigação objetiva verificar como a escrita de Cecília Meireles desenvolve uma poética dos objetos, estabelecendo uma relação entre o eu, a percepção e o mundo exterior. O corpus de estudo trata-se dos livros de poesia: Viagem (1939), Vaga música (1942), Mar absoluto e outros poemas (1945), Retrato natural (1949), Doze noturnos da Holanda (1952), Romanceiro da Inconfidência (1953), Canções (1956), Poemas de viagens (1940-1964), Poemas italianos (1953-1956), Poemas escritos na Índia (1953), Metal Rosicler (1960), Solombra (1963), Sonhos (1950-1960), Ou isto ou aquilo (1964), Poemas Dispersos (1918-1964); e das obras em prosa: Crônicas de viagens, v.1 a v.3, Crônicas em Geral, Tomo 1, Olhinhos de Gato (1939-1940). O artista é aquele que devolve ao objeto a sua potência significativa em palavras. Considerando esse gesto, propõe-se discutir qual é a relação que o eu estabelece com os objetos, isto é, como o sujeito que escreve expõe a sua percepção do mundo e de que maneira se sente afetado pelas coisas e objetos. Examinar de que forma Cecília Meireles desenvolve uma poética dos objetos nos conduz a observar como alguns desses objetos vão impulsionar a memória afetiva e reflexiva do poeta sobre o tempo presente, passado e futuro.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: ILCA VIEIRA DE OLIVEIRA (PPGL).
Filosofia da tecnolgia: a inteligência artificial como ferramenta educativa - uma abordagem a partir do canal Agenciamentos Contemporâneos
Descrição: Descrição: A proposta é pesquisar a relação entre a Inteligência artificial e a produção de conteúdos para a aprendizagem tendo como referência o canal de filosofia, ciências humanas e outros sistema de pensamento – canal do youtube agenciamentos contemporâneos. Desde do dia 21 de abril de 2020, o canal do youtube Agenciamentos Contemporâneos tem produzido conteúdo sobre Filosofia, ciências humanas e outros sistemas de pensamento através de apresentações, conferências e eventos contando com inúmeros pesquisadores das diversas partes e/ou Universidades do mundo e de várias áreas do conhecimento (filosofia, ciência, educação, história, literatura, teatro, cinema, ensino, etc). Atualmente com aproximadamente 630 mil visualizações, quase 180 mil horas e mais de 20.5 milinscritos, formou um vasto e diverso acervo. A partir de uma pesquisa em torno do conceito de inteligência artificial e seus modos operatórios, pretendemos criar um sistema de acesso a esse conteúdo através do uso dos mais recentes recursos de inteligência artificial. Isso se dará em 04 fases: 1: o desenvolvimento teórico em torno das implicações entre inteligência artificial, educação e aprendizagem numa perspectiva crítica, a partir de leituras sistemáticas em torno da história do pensamento, em especial, na relação entre o humano, a técnica e a tecnologia; 2: a transcrição detodos os vídeos do canal agenciamentos contemporâneos com minutagem; 3: a criação de um banco de dados com tais transcrições e 4: a utilização de modelos de inteligência artificial e recursos de RAG (retrieval augmented generation), aptos a responderem em linguagem natural, para apontar ao usuário pontos específicos dos vídeos através de buscas semânticas na base de dados. Desse modo, da pesquisa realizada em torno de uma conversação entre o humano e o tecnológico até o seu produto – uma ferramenta de formação e aprendizagem – o projeto terá como fio condutor pesquisa a filosofia da tecnologia, da informação, sua potência e aplicação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: ALEX FABIANO CORREIA JARDIM (PPGL).
HISTÓRIA CULTURAL DE MULHERES ESCRITORAS: VIDA E OBRA DE ALEXINA DE MAGALHÃES PINTO (1869-1921)
Descrição: A mineira Alexina de Magalhães Pinto (1869-1921) é considerada uma das principais educadoras brasileiras do entresséculos XIX/XX a se contrapor a métodos ultrapassados de ensino nas escolas e a se envolver com a tarefa de produção de uma literatura destinada a crianças e jovens. Em viagens por diversas regiões das Minas Gerais e Estados dos arredores naquele tempo, a autora pesquisou, identificou, recolheu e organizou narrativas, provérbios, máximas e cantigas populares que pudessem ser adotadas por escolas brasileiras como método de ensino-aprendizagem. Há algum tempo temos nos dedicado a estudar a produção desta autora e, nesse percurso investigativo, temos identificado incoerências e/ou inconsistências no que diz respeito às datas de seu nascimento e morte, aos títulos de suas obras, à autoria de ilustrações apresentadas em seus livros, etc. Esta pesquisa pretende, pois, a partir de consultas a documentos de arquivos e a paratextos de livros da autora, cotejar as informações que forem encontradas (certidões de cartórios e dioceses, revistas antigas, etc), a fim de se esclarecer algumas dessas lacunas. Como corpus a ser analisado, consideraremos os paratextos dos livros Proverbios Populares, Maximas e Observações Usuaes (1917), Cantigas das Creanças e do Povo e Danças Populares (1916) e Contribuição do folk-loro brazileiro para a bibliotheca infantil (1907), de autoria de Alexina Pinto, além de certidões e outros documentos. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, a investigação científica (de caráter bibliográfico e documental) privilegiará a perspectiva do método analítico de concepção dialética, fundamentada no referencial sobre a biografia de Alexina de Magalhães Pinto e, também, em estudos referentes a arquivos literários e à crítica biográfica de autores entre os quais se podem citar Jacques Derrida, Maria Eneida de Souza e Reinaldo Marques. Como produto final da pesquisa, pretende-se apresentar uma cronologia da vida e obra de Alexina de Magalhães Pinto e, com isso, contribuir para se desanuviar aspectos da história cultural de mulheres escritoras, apontando a potência de escritos gerados por mulheres em sua inegável contribuição para a cultura e para a literatura [de Minas Gerais e do Brasil].
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: RITA DE CASSIA SILVA DIONISIO SANTOS (PPGL).
Historiografia literária dos Gerais
Descrição: O projeto pretende pesquisar, selecionar e catalogar escritores dos Gerais mineiro, entre os séculos XVII, XIX e inicio do XX, com vista a preencher uma lacuna esquecida pelo cânone literário..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: IVANA FERRANTE REBELLO E ALMEIDA (PPGL).
O infantil em Laís Corrêa de Araújo: teoria, crítica e história
Descrição:Laís Corrêa de Araújo (1929-2006), poeta, ensaísta, cronista e tradutora mineira, exerceu relevante papel no cenário intelectual literário brasileiro. O conjunto de sua obra rendeu-lhe o Prêmio Thomas Mann de Viagem à Alemanha, o Prêmio Emílio Moura e o Prêmio Cidade Belo Horizonte. A sua produção, crivada de qualidades estéticas, tem sido, ainda que incipientemente, estudada nas últimas décadas. Contudo, os seus textos para crianças são matéria ainda completamente elidida pela crítica acadêmica especializada, resultando, portanto, no desprezo do que, enquanto um subsistema literário infantil, pode encerrar de potencialidades e propriedades, especialmente num momento em que é imprescindível discutirmos a educação literária e a formação de leitores. Assim, este projeto absolutamente original, no que diz respeito ao corpus sobre o qual se inclinará se propõe a analisar todos os livros infantis de Laís Corrêa de Araújo “O relógio mandão", “A loja do Zéconzé", “Que quintal!" “Maria e companhia". O estudo pretende compreender de que maneira a poética da autora (texto verbal e texto não verbal, suas estruturas, formatos e técnicas narrativas) rasura, por meio da ironia e de outras estratégias discursivas, as convenções sociais do seu tempo. Objetiva, ainda, analisar de que modo livros, originais, correspondências, fotografias, recortes de jornais e objetos pessoais do acervo da autora (disponível no Acervo de Escritores Mineiros da UFMG) participam da construção dos seus mundos ficcionais. Como principal resultado, esta investigação contribuirá para o necessário e justo reconhecimento do legado de Laís Corrêa de Araújo para a historiografia e para a crítica literárias brasileiras, especialmente no que se refere à sua produção destinada a crianças. Ademais, o estudo poderá colaborar para a compreensão de modos de se articular metodologias de abordagem dessas obras e sua recepção crítica, impulsionando, ainda, a necessária reflexão sobre a autoria feminina..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: RITA DE CASSIA SILVA DIONISIO SANTOS (PPGL).
Palavras em movimento: o cinema na literatura
Descrição: A evolução do cinema rumo a uma linguagem própria deve muito à literatura. Grifith, um dos pais da montagem cinematográfica, não nega a forte influência que teve do escritor Charles Dickens, para construir uma nova linguagem, baseada na justaposição de cenas curtas em lugares diferentes, movimentos de câmeras, planos variados, etc. Ao longo do tempo, o cinema vem retribuindo os empréstimos: a literatura moderna e contemporânea vem agregando cada vez mais elementos da linguagem cinematográfica, cuja maior contribuição é também pela técnica da montagem, como o rompimento com o tempo linear, com recursos de flashback ou flashforward, alternâncias abruptas de objetos vistos à distância ou muito próximos; multiplicidade de narradores e pontos de vista, fusões, além do narrador “Câmera”, assim definido por Norman Friedman (1955), numa clara referência à técnica do cinema. Instigada por tais evidências, a proposta deste projeto é analisar narrativas literárias contemporâneas, a fim de identificar traços da linguagem cinematográfica e seus respectivos efeitos de sentido. A metodologia, de cunho bibliográfico, partirá da seleção de um corpus literário e teórico-crítico, tendo como base conceitos propostos pela Narratologia, bem como em teorias do cinema – sobretudo no que se refere à montagem – e de estudos sobre as relações entre literatura e cinema. A hipótese, passível de ser comprovada, é de que a narrativa literária contemporânea, muitas vezes, vem conseguindo realizar uma aproximação com a linguagem do cinema, a ponto de atingir resultados antes possíveis apenas com uma câmera.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: Andrea Cristina Martins Pereira (PPGL).
(Re)ssignificando rotas da escravidão e suas representações: diálogos literários como forma de recuperação histórica e construção de identidades
Descrição: A rota da escravidão de povos africanos não apenas moldou a história do Brasil. Além de ter deixado ranhuras em nossa historiografia, também deixou um legado duradouro em outras nações, tais como: Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe. A literatura afrodiaspórica e a afro-brasileira emergem como poderosas ferramentas para explorar e reinterpretar essa herança traumática. Este projeto de pesquisa tem como objetivo examinar como a rota da escravidão de pessoas africanas é representada em textos documentais, textos literários e textos pictóricos produzidas nesses espaços, destacando as interconexões e as especificidades culturais de cada contexto. A partir da noção de campo expandido, desenvolvida pela teórica estadunidense Rosalind Krauss, almeja-se uma escrita que circule sem constrangimentos ou amarras, anacrônica e deliberadamente transdisciplinar. Um deslizar repleto de ranhuras entre a linguagem imagética e verbal justificando a ideia de uma literatura instável, ambígua, expandida; uma literatura em processo, que, não se completa jamais e, exatamente por isso, está disponível para ser revista e revigorada, sem cessar. Além disso, o conceito da inespecificidade da Arte vem ancorada em diversos diálogos com todas as formas de expressão. Segundo Florência Garramuño, tudo isso evidencia uma condição contemporânea de produção artística, onde ser específico não dá conta do que acontece ao nosso redor. Diante disso nosso périplo pretende estabelecer uma rota de resgate, (re)ssignificando as rotas do tráfico humano de África ao Brasil. Estabelecendo relações a partir de Diamantina- MG; Cais do Valongo- RJ – Cidade da Praia – Cabo Verde; Luanda- Angola; Lisboa Portugal, e em referência a Ruy Duarte de Carvalho, escritor angolano, “bate e volta”.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docente : ALBA VALERIA NIZA SILAV (PPGL).
Teorabilia: teoria,crítica e história no processo de formação dos estudos literários nos cursos de Letras da Unimontes
Descrição: O projeto propõe realizar um mapeamento teórico-crítico da produção acadêmica desenvolvida no âmbito do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros com o objetivo de refletir metateoricamente sobre as condições e especificidade da produção realizada no espaço da instituição. O corpus do estudo constará dos livros, artigos e capítulos de livros publicados e qualificados segundo os critérios da Capes nos últimos 10 anos, além das dissertações produzidas nos programas de pós-graduação, PPGL e Profletras, na área de literatura além de eventuais entrevistas e outras intervenções que possam ampliar o trabalho de rastreamento das versões da teoria..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: Andrea Cristina Martins Pereira (PPGL); Luiz Henrique Carvalho Penido (Coordenador/DCL); EDWIRGENS APARECIDA RIBEIRO LOPES DA ALMEIDA (PPGL).
Tradição e Modernidade nos estudos de Literatura Surda
Descrição: O objetivo deste projeto é estabelecer diálogos com a tradição das comunidades surdas, dos povos surdos e de suas produções artísticas, de modo a buscar compreender os processos aos quais o sujeito surdo foi submetido no decorrer dos tempos e a sua ascensão na sociedade a partir do alvorecer dos estudos culturais ancorados em Stuart Hall, na década de 1960. Para isso, serão estudas obras produzidas por autores surdos, assim como textos adaptados em língua portuguesa e em línguas gestuais, sempre a partir de um viés identitário com marcas da história e cultura do povo surdo.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docente :MARCIO JEAN FIALHO DE SOUSA (RESPONSAVEL PELO PROJETO) (PPGL).
Vozes de mulheres e representação feminina na literatura
Descrição: Esta pesquisa busca analisar obras literárias e produções para jornais de escritoras de língua portuguesa como Maria B. Bormann, Maria Amália Vaz de Carvalho, Ana Maria R de Sá, Júlia Lopes de Almeida e Lúcia Miguel Pereira, Gertrudes G. Avellaneda, Soledad Acosta de Samper, Laura Esquivel bem como escritas de olhar masculino sobre a mulher como José de Alencar, Jorge Amado, Manoel de Oliveira Paiva, Cervantes e outros da literatura brasileira e europeia que estereotipam ou criticam o lugar ocupado pela mulher na história do mundo ocidental. Sabe-se que, as personagens femininas são, na verdade, instrumentos ideológicos que auxiliam na construção de um modelo familiar adequado à sociedade patriarcal, que estava em formação na América Latina. Essas mulheres protagonistas são mães, esposas, amigas ou irmãs; raramente figuram como amantes, como mulheres livres e nem alcançam o amor. Essa retratação de mulheres cumpre com uma função de propagar a instituição do casamento, do amor conjugal e da inferioridade feminina que serviu como instrumento de configuração da sociedade patriarcal, sobretudo, do mundo Ocidental. Nesse mundo romanesco, a sexualidade feminina fica condicionada ao casamento, a fim de cumprir com a proposta da formação de famílias, de modo que cumprisse o modelo europeu previsto para a formação dos Estados-Nação. Assim, os romances brasileiros e de outras nacionalidades, inicialmente, objetivava a educação do público-leitor, notadamente o feminino, já que, grande parte desse público, era formado de mulheres e de meninas casadoiras. Assim, pretendemos examinar como essas mulheres foram representadas e como escreveram sobre a própria mulher, seja nos romances seja nas matérias de jornais e de revistas, onde muitas delas imprimiram suas vozes. Pretendemos ainda investigar, como essas mulheres foram vistas por homens escritores e pelas críticas nacional e estrangeira, já que essas vozes femininas romperam a tradição da escrita, essencialmente masculina, e algumas delas foram lidas no exterior..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: EDWIRGENS APARECIDA RIBEIRO LOPES DE ALMEIDA (PPGL).
Vozes portuguesas: o mito e a construção do imaginário português em Teolinda Gersão
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver investigação sobre as marcas do discurso mítico presentes nas obras de Teolinda Gersão, escritora portuguesa contemporânea, em diálogo com a tradição da escrita de si, de modo a evidenciar as estratégias empregadas pela autora com o fim de desvendar discursos de perpetuação e/ou questionamento do imaginário mítico português. Em outras palavras, o que se pretende identificar nas produções literárias de Teolinda Gersão é como a escritora dialoga com as questões históricas vistas na cultura portuguesa, sendo estas um processo inerente e indissociável ao povo português, a partir de estratégias discursivas que se apóiam em elementos míticos do imaginário lusitano. Desse modo, nesta investigação, pretende-se dar continuidade ao desdobramento de uma pesquisa que vem sendo realizada no decorrer dos últimos anos sobre os processos e estratégias de escrita de autores portugueses tendo como plano o estudo dos textos de cunho autobiográfico. Neste sentido, vale elucidar que os estudos autobiográficos a partir dos estudos literários ganham diferentes roupagens que vão se desenhando a partir da perspectiva do narrador-autor que, inclusive, pode apresentar-se como narrador-autorpersonagem, caracterizando assim as narrativas autobiográficas da personagem de ficção, sendo este o foco a ser empregado nesta investigação proposta. Além disso, os estudos acerca da voz portuguesa na sociedade contemporânea luso-brasileira têm grande importância vistas as diversas transformações histórico-sociais as quais tem passado Portugal nos últimos três séculos, impondo-lhe a necessidade de posicionamento políticos mediante as diversas nações, particularmente, suas ex-colonias, nas quais se inclui o Brasil.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docente :MARCIO JEAN FIALHO DE SOUSA (RESPONSAVEL PELO PROJETO) (PPGL); ALBA VALERIA NIZA SILVA (PPGL); Ivana Ferrante Rebello (PPGL).
A construção do Imaginário Histórico-Cultural na Literatura de Eça de Queirós e Teolinda Gersão
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver investigação sobre as marcas do discurso mítico presentes nas obras literárias de Eça de Queirós e Teolinda Gersão, em diálogo com a tradição da escrita de si, de modo a evidenciar as estratégias empregadas pelos autores com o fim de desvendar discursos de perpetuação e/ou questionamento do imaginário mítico português. Em outras palavras, o que se pretende identificar, nas produções literárias, é como os escritores dialogam com as questões históricas vistas na cultura, sendo estas um processo inerente e indissociável ao povo português, a partir de estratégias discursivas que se apoiam em elementos míticos do imaginário lusitano. Desse modo, nesta investigação, pretende-se dar continuidade ao desdobramento de uma pesquisa que vem sendo realizada no decorrer dos últimos anos sobre os processos e estratégias de escrita de autores portugueses tendo como plano o estudo dos textos de cunho autobiográfico. Neste sentido, vale elucidar que os estudos autobiográficos a partir dos estudos literários ganham diferentes roupagens que vão se desenhando a partir da perspectiva do narrador-autor que, inclusive, pode apresentar-se como narrador-autor personagem, caracterizando assim as narrativas autobiográficas da personagem de ficção, sendo este o foco a ser empregado nesta investigação proposta..
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa;
Docentes: MARCIO JEAN FIALHO DE SOUSA (RESPONSAVEL PELO PROJETO) (PPGL); ALBA VALERIA NIZA SILVA (PPGL).