Desenvolvimento Econômico

 

Essa linha de pesquisa agrega os diversos pilares sobre os quais se assentam o desenvolvimento econômico, com destaque para crescimento econômico, investimento e inovação, mercado de trabalho, políticas públicas, meio ambiente, renda e pobreza, se constituindo num ramo privilegiado de estudos do grupo de pesquisadores que integram este programa de mestrado profissional.

Por se encontrar inserida numa das regiões mais carentes do país, as questões relacionadas ao desenvolvimento econômico são, em geral, áreas focais de interesse na UNIMONTES em todos os campos do conhecimento científico. Tradicionalmente, as questões associadas ao desenvolvimento econômico, sempre se configuraram importante objeto de investigação dos professores não só do curso de economia, como também de suas áreas afins, de forma especial Administração e Ciências Contábeis, o que pode ser aferido pela produção científica até então gerada.

Não por acaso esta área conta com o Núcleo de Pesquisa em Economia e Desenvolvimento Regional, Núcleo de Estudos em Economia da Saúde e Observatório do Trabalho que agregam pesquisadores e projetos direcionados à análise e compreensão da dinâmica dos fatores socioeconômicos dos contextos local, regional, estadual e nacional.

Nessa linha são enfatizados estudos e pesquisas voltados para, dentre outros: i) análise do comportamento do sistema financeiro e suas interações com o processo de desenvolvimento local, regional e nacional; ii) análise e acompanhamento do comportamento e estrutura do mercado de trabalho, migração e absorção de mão-de-obra regional; iii) análise e avaliação de políticas públicas, gastos sociais e investimentos em saúde e educação; iv); análise das interações entre desenvolvimento científico e tecnológico, inovação industrial e crescimento econômico do Brasil. Dessa forma, mostra-se consonante com a linha de pesquisa Estratégia Empresarial, já que conforma o panorama socioeconômico de atuação desses agentes.

O conjunto de disciplinas que compõem esta linha de pesquisa demonstra aderência aos projetos de pesquisas existentes, envolvendo o Desenvolvimento em suas várias vertentes, como o regional, o meio-ambiente e o fator urbano.

 

Estratégia e Finanças Empresariais

 

A linha de pesquisa Estratégia e Finanças Empresariais, no contexto geral da área de concentração deste curso, engloba o estudo das decisões estratégicas da firma, concebidas num horizonte temporal de longo prazo e num ambiente econômico marcado pela incerteza relacionada, sobretudo, às vicissitudes do comportamento do mercado, das políticas macroeconômicas e do arcabouço institucional vigente.

Sua relevância emerge da necessidade das organizações de planejarem e controlarem suas atividades dentro do ambiente econômico local, regional, nacional e internacional. Nesta linha são priorizados projetos que focalizam as estratégias competitivas das firmas envolvendo aspectos como inovação, financiamento, planejamento, controle e avaliação do desempenho empresarial, considerando a atuação no contexto econômico em seus vários níveis de espacialidade.

Dessa forma, essa linha de pesquisa agrega docentes e pesquisadores que já desenvolvem estudos e pesquisas voltados para a análise do desempenho econômico e financeiro das empresas, no que tange especialmente ao comportamento dos fluxos financeiros e acumulação de lucros, investimentos e financiamento, execução orçamentária, responsabilidade social e sustentabilidade empresarial, formação do capital social e eficiência de mercado. Agrega-se ainda, importante área de pesquisa voltada para a responsabilidade fiscal e social das finanças públicas municipais.

Assim, o conjunto de disciplinas que conformam a linha de pesquisa Estratégia Empresarial vincula-se de forma completa e articulada à produção de conhecimento realizada pelos docentes, já que tratam de estudos práticos que observam a atuação das organizações na economia, numa perspectiva de análise e entendimento dos aspectos de gestão, finanças, inovação e estratégia empresarial.

Além disso, cumpre também ressaltar a integração dos temas mencionados com o Desenvolvimento Econômico, na medida em que não apenas compõem o panorama econômico, mas se constituem em fatores determinantes da trajetória da economia de uma forma geral.