RÁDIO UNIVERSITÁRIA UNIMONTES (101.1 FM) REALIZA ENTREVISTA COM MARIA FERNANDA MURÇA, EGRESSA DO PPGDEE

Irá ao ar, na Rádio Universitária Unimontes (101.1 FM), no dia 02/10/24, às 13 horas, a entrevista de Maria Fernanda Murça Machado, egressa do PPGDEE, que foi orientada pelo Prof. Dr. Carlos Renato Theóphilo.

O tema da entrevista será a dissertação desenvolvida pela aluna, intitulada: “PRESTAÇÕES DE CONTAS PÚBLICAS: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE SOFTWARE APLICATIVO VISANDO TRANSPARÊNCIA PARA A SOCIEDADE ”.

Resumo do trabalho:
O interesse deste estudo surgiu a partir da constatação de que, apesar das iniciativas de transparência por parte dos entes públicos, muitas informações não são de fácil entendimento para os cidadãos. O objetivo geral da pesquisa foi de desenvolver um Modelo Conceitual para subsidiar a elaboração de um software aplicativo voltado a levar conhecimento para a sociedade a respeito dos gastos públicos dos municípios brasileiros com as informações geradas nas prestações de contas da Secretaria do Tesouro nacional (STN). Os objetivos específicos foram associados às etapas de um Modelo Conceitual: conceitualização para elaboração do Modelo Teórico; modelagem para geração do Modelo Operacional; e solução do modelo para a etapa de Solução. A metodologia é qualitativa, com emprego da estratégia de pesquisa de formulação de modelos. A proposta inicial era de que o aplicativo contemplasse os quatro sistemas informatizados: Siconfi, MSC, SIOPE e SIOPS. Todavia, o SIOPE e o SIOPS não possuem dados abertos em CSV, XLS e XBRL para extração das informações, o que limita a importação pelo software aplicativo. Por essa razão, os relatórios RREO e RGF é que compõem, na primeira versão, o modelo de software aplicativo. Na etapa do Modelo Teórico foram abordadas referências teóricas e conceituais para embasamento do tema. Na etapa do Modelo Operacional foi realizada a instrumentalização das concepções apresentadas no Modelo Teórico, sendo desenvolvida a modelagem da simplificação das informações contábeis dos relatórios da STN e a modelagem do levantamento de requisitos através da API disponibilizada pelo próprio Siconfi. Na etapa da Solução do modelo operacional foi apresentado o protótipo com as telas do modelo do software aplicativo, intitulado “TESOURO NOSSO”, por meio de exemplos com dados reais de um município. A elaboração do modelo de software aplicativo visa facilitar o acesso às informações prestadas pelos entes públicos para a população, disponibilizando um layout mais claro, amigável e com informações fidedignas trazidas pelas prestações de contas da STN.

Para ler a dissertação na íntegra acesse: Dissertação – Maria Fernanda Murça Machado

Áudio da entrevista

Link: https://radio.fadenor.com.br/
Instagram: Rádio Universitária Unimontes

Prof. Dr. Cleuber Vieira; Me. Maria Fernanda Murça Machado e o radialista Paulo Mendes.