Luciana Colares Maia
Professora
Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (1990-1995), Residência de Geriatria/Gerontologia pelo Hospital Governador Israel Pinheiro-HGIP/IPSEMG/BH (1996-1999), Titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG Nacional (2020). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2001-2003). Doutora em Ciências da saúde pelo PPGCS/Unimontes-MG (2015-2019). Professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPCPS)/Unimontes. Professora de ensino superior da Universidade Estadual de Montes Claros(desde 2000), Médica Universitária do Hospital Universitário Clemente de Farias-HUCF/Unimontes. Preceptora da residência de geriatria do HUCF-Unimontes (desde 2016), e foi supervisora da residência de Geriatria e Gerontologia (2016-2018). Realizou o Curso de CAPACITAÇÃO EM PRECEPTORIA DE RESIDÊNCIA MÉDICA pelo Ministério da Saúde no Hospital Hoswaldo Cruz em São Paulo. Atualmente (desde abril/2019) Coordenadora do Centro de Referência Eny Faria de Oliveira (CRASI-EFO/HUCF-UNIMONTES) . Especialista em Cuidados Paliativos pela Faculdade Unimed-BH (desde abril/2019). Médica clínica e geriatra associada do Conselho Federal de Medicina-MG( desde 1996), Médica Geriatra associada da Associação Médica de Minas Gerais e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia( desde 2015). Professora de habilidades em saúde do idoso - Centro Universitário FIPMoc UNIFIPMoc (desde 2015). Apresenta experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria.
Lucinéia de Pinho
Professora
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013). Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Especialista em Nutrição Humana e Saúde (2009) e Nutrição Clínica (2010). Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2006). É docente do Ensino Superior nas Faculdades de Saúde Ibituruna e Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência nas áreas de nutrição, com ênfase em saúde pública e ciências dos alimentos. Experiência profissional na aplicação das políticas públicas de alimentação e nutrição e programas do Ministério da Saúde, na área de vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde, prevenção e tratamento das carências nutricionais e doenças crônicas não transmissíveis. É membro permanente do Mestrado Profissional em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde, Grupo de Pesquisa Ciências de Alimentos, Nutrição e Saúde, Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Grupo de Pesquisa Epidemiologia e Avaliação em Saúde, na plataforma CNPq.
Luiza Augusta Rosa-Rossi Barbosa
Professora
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1978), doutora e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente no curso de pós-graduação Mestrado Profissional em Cuidado Primário em Saúde da Unimontes. Professora dos curso de Medicina das Faculdades Unidas do Norte de Minas, orientadora de TCC nos cursos de Medicina e Fonoaudiologia das Faculdades Unidas do Norte de Minas. Term especialização em Promoção e Educação para a Saúde pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), especialização em Distúrbios da Comunicação pela Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1995), especialista em Motricidade Orofacial e em Voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia (2001), especialização em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (2005).
Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito
Professora
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutora em Ciências da Saúde, mestre em Ciências da Saúde e especialista em Saúde da Família, na modalidade Residência pela Universidade Estadual de Montes Claros. Possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior (Ênfase em Gestão Acadêmica) pela SOEBRAS. Atualmente atua como professora efetiva no Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva e no Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. É professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde - PPGCPS da Unimontes Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: desenvolvimento e validação de instrumentos; educação em saúde; atenção primária à saúde.
Marise Fagundes Silveira
Professora
Possui graduação em Matemática (Universidade Estadual de Montes Claros), Especialização em Estatística (Universidade Federal de Minas Gerais), Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi professora de Matemática no Ensino Fundamental e Médio durante 16 anos e atualmente é professora de Estatística na Universidade Estadual de Montes Claros, onde também ministra aulas de Bioestatística nos programas de pós-graduação Stritu Sensu em Ciências da Saúde e em Cuidado Primário em Saúde. Orientada alunos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada à Ciências da Saúde, atuando principalmente em pesquisas que utilizam Modelos de Regressão aplicados em dados epidemiológicos, em estudos metodológicos de validação de instrumentos, além de desenvolver aplicativos para celular e Web. Foi bolsista de produtividade da FAPEMIG (BIPDT 2018). Integrante do grupo de pesquisa (CNPQ) Vigilância da Saúde da Unimontes. É pesquisadora bolsista de produtividade 2 do CNPq.
Orlene Veloso Dias
Professora
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2010) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Atualmente é Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no Departamento de Enfermagem, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica e Mestrado Profissional em Cuidado Primário em Saúde e colaboradora do Conselho Federal de Enfermagem como membro da Comissão de Educação do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde. Tem experiência nos seguintes temas: enfermagem, saúde coletiva, bioética e ética profissional.
Rosângela Ramos Veloso Silva
Professora
Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCS- Unimontes ). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialização em Atividades Física de Academia e em Mídias na Educação. Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física (Unimontes). Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS)- Unimontes. Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unimontes. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre a Saúde do Estudante (NuPeSe). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisas: Epidemiologia e Educação em Saúde, Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde. Tem experiência nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão; atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Física e Saúde, Educação em Saúde; Serviços de Saúde do Estudante; Estudos epidemiológicos e Fatores determinantes de comportamentos relacionadas à Saúde.
Simone de Melo Costa
Professora
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG (1984), Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Especialização em Saúde Pública e Administração Hospitalar, Especialização em Bioética, Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes (2008), Doutorado em Odontologia área de concentração Saúde Coletiva pela UFMG (2012) e pós-doutorado em Odontologia Saúde Coletiva pela UFMG (03/2017 a 02/2018 - Bolsa CNPq). Atualmente é professora efetiva assistente da Unimontes, na graduação em Odontologia e no Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde- PPGCPS da Unimontes. Coordenadora do CEP da Unimontes (2013 até 2022), e até o momento permanece como membro do CEP Unimontes. Membro do Colegiado do PPGCPS (2012 até o momento). Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Cuidado Primário em Saúde (2015 até 2020). Membro do Colegiado do Curso de Odontologia da Unimontes. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética da Unimontes (2013 até o momento). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Excelência Clínica Aplicada à Atenção Básica da Universidade Estadual de Montes Claros- CNPq (2013 até o momento). Membro do projeto de extensão Banco de Instrumental Odontológico -BIO Unimontes (2013 até o momento). Atualmente é Tutora do PET-Saúde Gestão e Assistência em Saúde - 2022. Coordenou o Programa de extensão Saúde Bucal numa visão interdisciplinar (2008-2018). Coordenou o Programa de extensão Educação Profissional do Curso de Odontologia (2008 - 2018), até o momento é membro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva/pública, epidemiologia, bioética e formação em saúde.
Verônica Oliveira Dias
Professora
Possui especialização em Odontopediatria pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas APCD-Araraquara, especialização em Bioética pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente é professora efetiva do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros. Foi tutora do Curso Agente em Saúde Bucal da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP (2000). Foi membro do Conselho Universitário (CONSU), entre os anos de 2012 a 2015 da Universidade Estadual de Montes Claros. É coordenadora de Ensino Clínico da Disciplina Clinica Infantil II e do Projeto de Extensão Atendimento Odontológico às crianças menores de seis anos. Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde da Unimontes (2021 até o momento). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atendimento à pacientes com necessidades especiais. Atua em projetos de pesquisa nas áreas de doenças genéticas, pacientes com necessidades especiais, métrica científica e epidemiologia.