Mestrando apresenta produtos técnicos para secretária de educação de Montes Claros

Produtos Técnicos de Mestrado da Unimontes contribuem para melhoria do serviço

Foto: Gerciane Aurea/ arquivo pessoal

Na tarde dessa segunda-feira (25), o mestrando Ricardo Soares de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), e a coordenadora do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura de Montes Claros, Maíra Sapori, se reuniram com a secretária municipal de educação de Montes Claros, Rejane Veloso Rodrigues, e com o Diretor de Tecnologia da Informação, Reinan de Brito para apresentação e análise dos produtos técnicos gerados a partir da pesquisa desenvolvida no setor sobre absenteísmo docente por depressão.

Foram apresentadas seis sugestões técnicas, dessas, duas por terem sido efetivamente realizadas já são produtos técnicos. A necessidade de uma profissional psiquiatra foi fomentada a partir das discussões da pesquisa, a implementação de fluxo de entrega de atestados, são os dois primeiros produtos efetivados. O terceiro produto será concretizado no início de dezembro, com a criação de uma equipe interdisciplinar multiprofissional para acompanhar os casos mais necessários, elaborar laudos e realizar visitas técnicas.

Para melhorar a forma de atuação do médico perito no ato da consulta, foi sugerido a correção do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e o Relatório de Licença Médica (RLM), que são impressos com CID-10 incorretos. E a disponibilização, via sistema de consulta, do histórico do paciente para que o médico tenha acesso a toda história pregressa do servidor. Segundo Reinan de Brito, definirá com o Secretário de Planejamento, Cláudio Rodrigues, uma maior urgência para solucionar essas inconsistências. Por fim, ficou definido que o sexto produto técnico será executado a partir do início do próximo ano com a realização de encontros de saúde mental, inserindo ações em saúde com foco na promoção, proteção e recuperação da saúde, voltado para o corpo docente. Esta pesquisa é orientada pelas professoras Dra. Simone de Melo Costa e Dra. Patrícia Helena Costa Mendes, do departamento de odontologia da Unimontes.

Essas propostas vão ao encontro com o que defende o professor Roberto Brazileiro Paixão, professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), juntamente com outros autores, diz que “um mestrado profissional de sucesso é aquele que incrementa a capacidade do aluno de intervir positivamente no ambiente de trabalho”. E ainda, conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), “o mestrado profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho”.

Fonte: https://webterra.com.br/2019/11/26/mestrando-apresenta-produtos-tecnicos-para-secretaria-de-educacao-de-montes-claros/