O sítio de pesquisa Peld Veredas foi implementado recentemente, em 2016 e abrange três Unidades de Conservação, localizadas no norte do Estado de Minas Gerais.
O Peld Veredas baseia-se no monitoramento das mudanças da flora e seus processos ecológicos, além das variáveis hídricas e da paisagem em três veredas com situações diferentes, todas dentro da mesma região climática:
Área 1 – Vereda Peruaçu (14º56’13” S e 44º37’44” W), no Parque Estadual Veredas do Peruaçu (PEVP), localizada no município de Cônego Marinho, está em processo avançado de secamento, porém, está inserida em uma paisagem preservada;
Área 2 – Vereda Almescla (15º22’50” S e 44º55’28” W), na Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros (APA Rio Pandeiros), município de Bonito de Minas, apresenta início de secamento e está em uma paisagem com atividades antrópicas moderadas;
Área 3 – Vereda das Pedras (14º53’18” S e 45º20’31” W), na Reserva Particular de Patrimônio Natural Porto Cajueiro (RPPN Porto Cajueiro), município de Januária, não apresenta alteração visual no seu curso d’água e está em uma área de proteção integral.
Os municípios que integram o sítio de estudo apresentam clima tropical com inverno seco, Aw na classificação de Köppen, com médias de temperatura de 22,2º C a 22,7º C e precipitação anual média de 1008 a 1073 mm (Alvares et al. 2013). Geomorfologicamente, a região se insere na Depressão São Franciscana e Planaltos de São Francisco (IGA 2006). Os solos da região são normalmente arenosos não estruturados, profundos e com elevada drenagem. Estas condições determinaram um solo pobre em nutrientes, muito ácido e carente de matéria orgânica.