Este Programa representa uma contribuição para o desenvolvimento da qualidade da educação básica, desenvolvendo-se a
partir dos seguintes princípios:
- Articulação integrada da formação com o exercício profissional mediante estudos científicos voltados à busca de
soluções para problemas concretos, à produção técnico-científica na pesquisa aplicada, à geração e aplicação de
processos de inovação relacionados à integração de diferentes tecnologias ao currículo; - Contextos de formação de professores que permitam superar o problema da fragmentação entre a produção de
conhecimento e a prática educativa; - Abordagem de formação construcionista, contextualizada e significativa (CCS), por meio da reflexão e articulação
entre a teoria e a prática, dos aspectos tecnológicos e educacionais, do uso de novas mídias na realidade de
atuação dos profissionais, que se configuram como campos de estudo, investigação e transformação.
Com esta iniciativa será utilizada a competência já instalada nas universidades associadas e consolidadas nos campos
do conhecimento envolvidos nessa nova proposta para formar mestres na modalidade profissional em Educação Inclusiva.
O curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva possui como objetivo principal oferecer primordialmente
formação continuada e em serviço para professores da rede pública de educação básica para que aprimorem seu
repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento do EPAEE no contexto escolar, garantindo
possibilidades para a inclusão desses estudantes.
Entre os objetivos específicos, estão:
- Difundir o conceito de educação inclusiva, o qual garante o direito de educação para todos;
- Conhecer e analisar os principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão dos
EPAEE; - Compreender o Projeto Pedagógico como elemento norteador das ações político-pedagógicas da escola inclusiva que
se pretende; - Elaborar e desenvolver ações colaborativas na unidade escolar com o apoio do professor especializado, tendo como
foco o Projeto Pedagógico inclusivo.
Abaixo, são apresentadas as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos mestrandos:
Competências |
Habilidades |
Compreensão da proposta de educação inclusiva. |
Refletir sobre a política de educação inclusiva no cenário estadual, nacional e internacional |
Domínio de conteúdos, recursos pedagógicos e novas metodologias que promovam o ensino de |
Utilizar os conteúdos, recursos pedagógicos e novas metodologias na classe comum para |
Desenvolvimento de trabalho coletivo e colaborativo na escola envolvendo a equipe escolar e os |
Empreender ações na instituição escolar e na sala de aula que garantam educação e ensino para |
Compreensão do Projeto Pedagógico como elemento norteador das ações político-pedagógicas da |
Planejar atividades coletivas de estudo e reflexão sobre o Projeto Pedagógico com vistas à |