Este Programa representa uma contribuição para o desenvolvimento da qualidade da educação básica, desenvolvendo-se a
partir dos seguintes princípios:

  • Articulação integrada da formação com o exercício profissional mediante estudos científicos voltados à busca de
    soluções para problemas concretos, à produção técnico-científica na pesquisa aplicada, à geração e aplicação de
    processos de inovação relacionados à integração de diferentes tecnologias ao currículo;
  • Contextos de formação de professores que permitam superar o problema da fragmentação entre a produção de
    conhecimento e a prática educativa;
  • Abordagem de formação construcionista, contextualizada e significativa (CCS), por meio da reflexão e articulação
    entre a teoria e a prática, dos aspectos tecnológicos e educacionais, do uso de novas mídias na realidade de
    atuação dos profissionais, que se configuram como campos de estudo, investigação e transformação.

Com esta iniciativa será utilizada a competência já instalada nas universidades associadas e consolidadas nos campos
do conhecimento envolvidos nessa nova proposta para formar mestres na modalidade profissional em Educação Inclusiva.

O curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva possui como objetivo principal oferecer primordialmente
formação continuada e em serviço para professores da rede pública de educação básica para que aprimorem seu
repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento do EPAEE no contexto escolar, garantindo
possibilidades para a inclusão desses estudantes.

Entre os objetivos específicos, estão:

  • Difundir o conceito de educação inclusiva, o qual garante o direito de educação para todos; 
  • Conhecer e analisar os principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão dos
    EPAEE; 
  • Compreender o Projeto Pedagógico como elemento norteador das ações político-pedagógicas da escola inclusiva que
    se pretende;
  • Elaborar e desenvolver ações colaborativas na unidade escolar com o apoio do professor especializado, tendo como
    foco o Projeto Pedagógico inclusivo.

Abaixo, são apresentadas as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos mestrandos:

Competências

Habilidades

Compreensão da proposta de educação inclusiva.

Refletir sobre a política de educação inclusiva no cenário estadual, nacional e internacional
por meio dos tempos e entender as influências e principais mudanças de paradigma que culminaram
com a atual proposta de inclusão escolar no Brasil.

Domínio de conteúdos, recursos pedagógicos e novas metodologias que promovam o ensino de
qualidade a todos e sua aplicação aos EPAEE no contexto escolar.

Utilizar os conteúdos, recursos pedagógicos e novas metodologias na classe comum para
potencializar o ensino e promover a inclusão escolar dos EPAEE.

Desenvolvimento de trabalho coletivo e colaborativo na escola envolvendo a equipe escolar e os
professores especializados.

Empreender ações na instituição escolar e na sala de aula que garantam educação e ensino para
todos. Envolver professores, professor especializado, funcionários, outros profissionais da
educação e pais nas atividades de avaliação e planejamento de ações junto às pessoas com
deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação.

Compreensão do Projeto Pedagógico como elemento norteador das ações político-pedagógicas da
escola inclusiva que se pretende.

Planejar atividades coletivas de estudo e reflexão sobre o Projeto Pedagógico com vistas à
implementação de uma proposta de escola inclusiva prevendo colaborativamente ações que envolvam
a parceria da equipe escolar e professor especializado, reavaliações e replanejamento
processuais. Considerar entraves e possíveis ações no interior da escola na perspectiva da
construção de uma escola inclusiva.