Nos dias 29 a 30 de setembro, aconteceu no departamento de Ciências Agrárias da Unimontes de Janaúba, o V simpósio de pesquisa em Ciências Agrárias em organização dos programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido e Pós-Graduação em Zootecnia e demais professores do departamento de Ciências Agrárias.

Neste ano, o evento aconteceu de forma híbrida com palestras presenciais no dia 29 no período da manhã, no período da tarde palestras virtuais e no dia 30 de setembro, foram apresentados os Barnes aprovados pelo FEPEG, no decorrer da tarde apresentação oral dos trabalhos selecionados pela comissão organizadora do 5° SPCA.

Contribuir de forma efetiva com a consolidação da agropecuária do Norte de Minas e com o aporte científico dos estudos e das intervenções acadêmicas, é esse o objetivo da SEAGRI – Semana de Ciências Agrárias. Evento realizado a cada dois anos, e organizado pelos professores do Departamento de Ciências Agrárias, com participação do PPGZ e do PPGPVS, além do suporte e moderações ofertadas pela EPAMIG, EMATER, EMBRAPA, UFMG, UFLA, UFV, UNESP, UNIPAM, IFNMG, UniRV, UEPG, UEA, FAZU, SENAR MINAS, Datamares S.A., Agrosef, REHAGRO, Consulpec, Biomulti – Agricultura Sustentável, Cargill Nutrição Animal e VS Consultoria, para levar à comunidade acadêmica e a população regional, informações desenvolvidas nessas Instituições, em forma de palestras, cursos e minicursos.

O evento é muito conhecido na região e sempre atrai para dentro da Universidade, produtores rurais e demais indivíduos interessados em adquirir novos conhecimentos.

Em 2021, no entanto, devidos as medidas de segurança estabelecidas para a prevenção da Covid-19, a X Seagri foi realizada em formato virtual, totalmente online, contemplando alunos, professores e demais profissionais relacionados à Agronomia e a Zootecnia.

O evento ocorreu entre os dias 23 a 27 de agosto, e contou com palestras e minicursos ministrados por grandes nomes da Agronomia e da Zootecnia no cenário brasileiro, contemplando alunos, professores e demais profissionais dessas duas grandes áreas, dentre eles:

– Cinara da Cunha Siqueira Carvalho, professora e Coordenadora do PPGZ, que mediou, juntamente com a professora Auriclécia Aiura (Coordenadora do curso de Zootecnia), a palestra sobre “Importância do bem-estar animal como fator de desenvolvimento do agronegócio", ministrada pelo professor Dr. Mateus Paranhos da Costa, UNESP/Jaboticabal;

– A professora Camila Maida, integrante do PPGZ, que coordenou o minicurso sobre “Introdução ao Uso do Software R";

– O professor Fredson Vieira e Silva, integrante do PPGZ, que coordenou o minicurso sobre “Mediação, a partir de imagens digitais, da área de lombo e gordura subcutânea de carcaças de animais de interesse zootécnico";

Além dos demais professores do PPGZ, que contribuíram para a realização e o sucesso do evento.

Legenda das imagens: registros produzidos por alunos, professores e demais participantes do evento.