A piscicultura na região Norte de Minas Gerais teve início na década de 1980 com a construção, ao lado da barragem do Bico da Pedra, do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Gorutuba (1ª/CIG). O Centro tem tido um importante papel na propagação artificial de espécies de peixes nativos e exóticos de valor ecológico e comercial, para a recomposição da ictiofauna nativa e também para a piscicultura do vale do rio São Francisco no estado, principalmente nos 16 municípios da região da Serra Geral.

O Centro de Gorutuba presta assistência técnica e oferece capacitação a pequenos piscicultores familiares, por meio de visitas às propriedades e de reuniões organizadas durante dias de campo. Ademais, o 1ª/CIG produz e distribui milhares de alevinos de espécies nativas para os pequenos produtores. Os peixes juvenis são destinados, ainda, a peixamentos em rios e córregos dos municípios de Janaúba, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde e Nova Porteirinha.

Devido as potencialidades proporcionadas pela CODEVASF para a criação de peixes na região semiárida, desde 2016, o professor Dr. Felipe Shindy Aiura, professor permanente do PPGZ, participa da organização do “Seminário de Piscicultura do Norte de Minas", que sempre acontece no Centro Cultura Marly Sarney, gerenciado pelo Sindicato Rural de Janaúba. Na sua primeira edição, o evento contou com a participação de 200 piscicultores familiares do semiárido mineiro, além de pesquisadores, professores e estudantes do programa de Pós-graduação em Zootecnia e da graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Na programação, foram ministradas as seguintes palestras: “Piscicultura no Semiárido – Boas Práticas de Manejo”, pela zootecnista Rosiane Suelen Santos (EGRESSA DO PPGZ); “Regularização Ambiental de Piscicultura no Estado de Minas Gerais”, pelo engenheiro de pesca José Vanderval de Melo Junior; e “Nutrição e Alimentação de Peixes de Água Doce”, pelo zootecnista Diego Vicente da Costa.

Na 2ª edição do evento, no dia 09 de agosto de 2018, o professor Dr. Felipe Shindy Aiura, além de participar da organização do Seminário, apresentou a palestra intitulada: Principais aspectos de manejo na produção de peixes. De acordo com o coordenador geral do encontro, o engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, Maurício Gros (EGRESSO DO PPGZ), esse evento elimina estigmas a respeito da piscicultura, uma vez que essa é uma atividade rentável, com mercado em expansão e sustentável. “Diferentemente da irrigação, vocação regional, a piscicultura não consome água, pelo contrário, utiliza-se a água de passagem da irrigação, em reservatórios para a produção e engorda dos peixes e, depois essa mesma água é reutilizada integralmente”. Os debates ocorridos na 2ª edição ocorreram em torno dessa fala do Maurício Gros. Participaram do evento 405 pessoas, dentre produtores rurais, pesquisadores e estudantes.

Os participantes do encontro puderam conhecer na prática a tecnologia de produção de peixes em sistema de Aquaponia – associado à produção de hortaliças, sem perder água nenhuma, em um sistema circular, em que a água com as fezes dos peixes adubam as hortaliças, e a água retorna limpa para os tanques, garantindo um ciclo sustentável. A tecnologia foi apresentada pelo pesquisador da Embrapa, Paulo César Falange Carneiro, que levou um “kit” para demonstração do sistema.

https://www.sympla.com.br/2-seminario-de-piscicultura-do-norte-de-minas__281636  

https://www.oliveirajuniorjornalista.com/2018/08/2-seminario-de-piscicultura-do-norte-de.html

No dia 22 de agosto de 2019, com a participação do professor Felipe Shindy Aiura na organização do evento, aconteceu em Janaúba a 3º edição do evento, com o tema central: Sustentabilidade econômica, social e ambiental através da piscicultura. O evento reuniu produtores, estudantes e pesquisadores da região, e contou com a participação de uma palestrante internacional: Isabel Campos Portugal, Bióloga Marinha e PhD em Biotecnologia, pela Universidade de Ben Gurion / Israel, que discursou sobre as “Tecnologias aplicada na aquicultura de Israel”. Além disso, o público participante pode ouvir também o Coordenador Técnico Regional da EMATER-MG, o Mestre em Zootecnia pelo PPGZ, Osmar Antunes Neto, que apresentou a palestra: Sistema Integrado de Produção de Alimentos.

https://www.sympla.com.br/3-seminario-de-piscicultura-do-norte-de-minas__581106 

https://www.oliveirajuniorjornalista.com/2019/08/funorte-janauba-e-parceiros-realizam-o.html

Participaram do evento 473 pessoas, dentre pesquisadores, produtores rurais e estudantes.

Dra. Isabel Campos Portugal (à esquerda), ao centro: prof. Antônio Alvimar Souza (Reitor da UNIMONTES) e à direita, Osmar Antunes Neto (Egresso PPGZ).