Contribuir de forma efetiva com a consolidação da agropecuária do Norte de Minas, com o aporte científico dos estudos e das intervenções acadêmicas, é esse o objetivo da SEAGRI. Evento realizado a cada dois anos, e organizado pelos professores do PPGZ e do PPGPVS, docentes do Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes, estudantes da graduação e pós-graduação, EPAMIG, EMATER, EMBRAPA, IFNMG, UFVJM, UFMG, Federação Mineira de Apicultura, IGAM, e CODESVAF, para levar à comunidade acadêmica e a população regional informações desenvolvidas nessas Instituições, em forma de palestras, cursos e minicursos.

O evento é muito conhecido na região e sempre atrai para dentro da Universidade, produtores rurais e demais indivíduos interessados em adquirir novos conhecimentos.

Em 2017, o prof. Dr. JOÃO PAULO SAMPAIO RIGUEIRA participou da comissão organizadora do evento, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de março, em que o tema central abordado foi: Tecnologias na Agropecuária: Desafios e Sustentabilidade, e contou com a participação de 215 pessoas inscritas.

– No dia 15/03/2017, o prof Nelson de Abreu Delvaux Junior (egresso do PPGZ) proferiu o curso: Preparo de amostras para cromatografia gasosa.

– Nos dias 16 e 17/03/2017, a profa. Dra. CAMILA MAIDA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO (DP do PPGZ) ministrou o curso: Recursos computacionais aplicados à Ciências Agrárias.

Em 2019, a profa. Dra. CINARA DA CUNHA SIQUEIRA CARVALHO (DP do PPGZ) e o Egresso do PPGZ, o prof. Nelson de Abreu Delvaux Junior, auxiliaram na coordenação do evento e no dia de campo que aconteceu na Fazenda Experimental da Unimontes. O evento aconteceu entre os dias 17 e 21 de setembro, e contou com a participação de 469 pessoas inscritas, entre minicursos, cursos e dia de campo. Além dos professores citados que participaram da organização, fizeram parte também do evento, como organizadores de cursos e palestrantes:

– No dia 18/09/2019, a Profa. Dra. Cinara da Cunha Siqueira Carvalho organizou o minicurso: Edificações rurais e legislação de produtos lácteos, ministrado pela profa. Dra. Maria Clara Carvalho Magalhães – UFVJM/Diamantina

– No dia 19/09/2019, o prof. Dr. João Paulo Sampaio Rigueira (DP do PPGZ) ministrou na Fazenda experimental da Unimontes o
minicurso: Produção de silagem.

– No dia 19/09/2019, a profa. Dra. Mônica Patrícia Maciel (DP do PPGZ) organizou e participou do curso como palestrante, juntamente da profa. Dra. Fabiana Ferreira (ICA/UFMG), intitulado: Confecção de chocadeiras artesanais.

– No dia 20/09/2019, o prof. Dr. Felipe Shindy Aiura (DP do PPGZ) ministrou o curso: Filetagem de Tilápia.

– No dia 21/09/2019, aconteceu na Fazenda Experimental o Dia de Campo, e o prof. Dr. Vicente Ribeiro Rocha Júnior (DP do PPGZ) apresentou para o público, as instalações para a criação e manejo de vacas leiteiras, e discursou sobre os resultados de pesquisa obtidos por meio das Dissertações de Mestrado do PPGZ referentes à Bovinocultura de leite.

Na SEAGRI, empresas do setor agrícola e empresa pública – EPAMIG -, parceira da Unimontes, aproveitam o evento para expor seus produtos.