Defesa Mari

Primeira defesa de dissertação do PPGE/Unimontes

Hoje é dia de comemorar mais uma conquista do PPGE-Unimontes, curso recém instalado, que iniciou atividades letivas em 5 de abril de 2018 e, transcorridos 20 meses de trabalho e investimento, titula a sua primeira MESTRA EM EDUCAÇÃO – Marilene Caitano Reis Almeida Soares.

No dia de hoje, 04 de dezembro de 2020, as 9h30min, por videoconferência foi realizada a primeira Defesa de Dissertação do PPGE-Unimontes, curso de Mestrado Acadêmico em Educação.

A dissertação intitulada “A relação professor-materiais curriculares de Matemática: análise na perspectiva dos conceitos de affordance e agência”, de autoria da mestranda Marilene Caitano Reis Almeida Soares, foi orientada pelo professor Gilberto Januário e coorientada pela professora Francely Aparecida dos Santos. Estruturada no formato multipaper, a dissertação se compõe por 5 artigos, que revelam o trabalho e empenho da mestranda em discutir a relação dos professores com os materiais curriculares de Matemática o ensino de Matemática

A banca examinadora foi composta pela professora Katia Lima (PPGE/Unimontes e UFRB), como membro titular externo; o professor Armando Traldi Junior (IFSP) como membro titular externo, além dos professores orientadores da pesquisa.

O professor Armando Traldi Júnior parabenizou o PPGE, como também a mestranda, os orientadores e a dissertação apresentada, dada a potência do trabalho e as grandes contribuições que traz para o campo de estudos da Matemática. O professor abordou pontos relevantes do trabalho, com destaque para o olhar lançado para os estudantes e os processos de aprendizagem, para os professores e as práticas pedagógicas, dado que as análises que focalizam apenas os livros didáticos podem não ser suficientes e precisam ser pensadas na interlocução com o seu uso em sala de aula.   

A professora Katia Lima destacou a autonomia da mestranda Marilene Caitano e a propriedade em relação ao campo do conhecimento, bem como a sua alegria em participar desta primeira defesa de mestrado do professor Januario e do PPGE, com a parceria da professora Francely. A professora Katia salienta a qualidade da dissertação, destacando a apresentação do Estado da Arte e as contribuições que estes estudos trazem  para o campo de conhecimento. Ainda foi feito destaque

Importante destacar que, para além da qualidade do trabalho realizado, a mestranda ainda tem o mérito de antecipar a defesa de dissertação e o fazer com 20 meses de curso, o que revela a qualidade da orientação, bem como o empenho de Marilene Caitano  que, mesmo enfrentando as dificuldades destes tempos de pandemia, se organizou para o trabalho de estudo e escrita. Parabéns Marilene! Parabéns Januario e Francely! Gratidão ao professor Traldi e à professor Katia! Nossos agradecimentos aos mestrandos, mestrandas e demais colegas que prestigiaram essa defesa.

Tags: No tags