ForProf abertura do evento 2020

PPGE LANÇA O FOR/PROF – UNIMONTES COM PALESTRA SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

No dia 27 de setembro de 2020 foi realizada a primeira atividade de formação do Fórum Permanente de Formação de Professores (ForProf/UNIMONTES), uma proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes. O propósito do ForProf é se constituir como um espaço de discussão e estudo da práxis profissional docente e dos condicionantes que implicam o saber-fazer de professores que atuam em diferentes níveis e modalidades de ensino.

A partir de diferentes ações formativas, o ForProf busca apoiar a professora e o professor a ampliar seus conhecimentos profissionais docentes e a refletir sobre práticas que têm como objetivo a formação dos conceitos e a aprendizagens de alunas e alunos.

Para o segundo semestre de 2020, de setembro a dezembro, serão realizadas quatro ações conforme os Núcleos especificados abaixo. Cada um desses Núcleos terá uma organização própria em termos de encontros síncronos e atividades, que será consensuada com os participantes. Por motivos do isolamento social, as ações formativas serão realizadas remotamente.

O ForProf é uma iniciativa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGE/Unimontes) como meio de aproximar e articular estudos e práticas do contexto da universidade e da escola. Nesse sentido, as ações do Fórum não têm vínculo com Processo Seletivo ao ingresso no Mestrado em Educação.

Nesta primeira atividade de formação estiveram presentes as professoras Claudia Aparecida Ferreira Machado (coordenadora do projeto), Maria Clara Maciel Araujo Ribeiro, Geisa Magela Veloso, Fabia Magali Santos Vieira, Francely Aparecida dos Santos, Maria Jacy Veloso Maia, Shirley Patricia Nogueira de Casto Almeida e os professores Gilberto Januario e Josué Antunes Macêdo.

Para abertura do ForProf/Unimontes, a professora Monica Maria Teixeira Amorim proferiu brilhante palestra sobre os processos de formação docente,  dos modos como nos tornamos professoras e professores, lembrando que esse processo não se dá apenas no âmbito dos cursos de formação acadêmica, mas que o desenvolvimento profissional docente ocorre em diferentes instâncias formativas, por diferentes possibilidades.
Na sequência das atividades do Fórum, o grupo de professores e professoras inscritos serão organizados em grupos, dados os seus interesses formativos, para discussão de temáticas relevantes ao seu trabalho pedagógico nas escolas de educação básica em que atuam.

Tags: No tags