“Workshop Anual” de autoavaliação marca o encerramento das atividades do PPGDS em 2020

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes) realizou no dia 15 de dezembro de 2020, das 9h às 19h, pela plataforma Google Meet, o Workshop Anual, que compõe um dos momentos mais importantes de autoavaliação do Programa.

A abertura do evento se deu às 9h, com as boas-vindas da Coordenadora do PPGDS, a Prof.ª Dr.ª Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, juntamente com a Coordenadora Associada, a Prof.ª Dr.ª Mônica Maria Teixeira Amorim.

Em seguida, dois docentes do Programa, o Prof. Dr. Giancarlo Marques Carraro Machado e o Prof. Dr. Laurindo Mékie Pereira, fizeram uma breve apresentação da Plataforma Sucupira aos demais docentes e discentes do PPGDS.

No segundo momento, das 10h às 12h, os participantes foram divididos em grupos de discentes, em que foram separados os estudantes de Mestrado dos estudantes de Doutorado, assim como formou-se um grupo com os docentes do Programa. O objetivo dessa dinâmica foi que ocorresse uma discussão autoavaliativa internamente aos grupos, acerca de pontos fortes e fragilidades do PPGDS.

Após um intervalo, discentes e docentes, ainda separados por grupos, retomaram as suas discussões, às 14h, neste momento, porém, com vistas à construção de condensados e proposição de ações para o ano de 2021. Os condensados foram apresentados na Plenária que ocorreu logo mais, às 16h30min, em que foram apresentados os resultados das discussões feitas pelos grupos, e também se tratou das produções científicas de docentes e discentes do Programa.

O evento foi finalizado às 19h, pela Prof.ª Dr.ª Mônica Amorim, com poesia e muito afeto. O Workshop contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, entre docentes e discentes do PPGDS. Emocionados, após a vivência de um ano extremamente atípico para todos, os alunos e professores do Programa se despediram com os melhores desejos para 2021, afinal, “a vida começa todos os dias” (Olhai os lírios do campo, Érico Veríssimo).