Condições de trabalho e saúde de Agentes Comunitários de Saúde do município de Montes Claros – MG

O projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são profissionais essenciais para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) através da Estratégia Saúde da Família (ESF). Estes profissionais possuem como sua principal característica a capacidade de proporcionar a aproximação e a criação de vínculo entre a comunidade e a Equipe de Saúde.

Considerando a importância deste profissional, o estudo “Condições de trabalho e saúde de Agentes Comunitários de Saúde do Norte de Minas Gerais”, em sua etapa realizada em Montes Claros, buscou realizar um levantamento acerca das condições de saúde e de trabalho dos ACS do Município de Montes Claros–MG.

O projeto organizado por Tatiana Fróes Fernandes, Clara Cynthia Melo e Lima, Lucineia de Pinho e Antônio Prates Caldeira foi realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Clique aqui para ter acesso ao relatório completo.