43ª edição do Encontro Regional de Botânicos – ERBOT

Na sua 43ª edição, o Encontro Regional de Botânicos – ERBOT, acontecerá pela primeira vez na cidade de Montes Claros – MG, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. O ERBOT é um evento regional, promovido anualmente desde 1980 pela Sociedade Botânica do Brasil, Regional Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Nos últimos anos o ERBOT tem reunido um grande número de pesquisadores, não só da regional, sendo conhecido e já consolidado como um espaço para discussões sobre temas nacionais e especialmente sobre o avanço da Botânica nesses estados. Este ano o evento será realizado entre 19 a 23 de junho, juntamente ao IV Simpósio de Botânica Aplicada (SIMBOT), do Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada/Unimontes.

O ERBOT tem como objetivo difundir a Botânica e a diversidade vegetal, reunindo profissionais, estudantes e dirigentes de entidades e órgãos ligados à Botânica, tendo como principal foco permitir o protagonismo aos jovens atuantes nos níveis de graduação e pós-graduação, aproximando-os da principal sociedade científica da área de Botânica do Brasil. Eventos como o ERBOT representam uma excelente oportunidade para a consolidação de pesquisas, estabelecimento de novas parcerias e fortalecimento das antigas, especialmente à nível de pós-graduação. Além disso, representam espaços coletivos de articulação e troca de experiências.

Temas diversos relacionados à Botânica (desde a ciência básica até biotecnologia e mudanças climáticas) são discutidos nesse evento. No 43° ERBOT teremos como título “Botânica e o Antropoceno: passado, presente e futuro para garantir sustentabilidade”. Um dos aspectos mais importantes ligados ao Antropoceno são as mudanças ambientais, proveniente das mudanças climáticas e os efeitos do aquecimento global sobre as espécies e os ecossistemas. Nesse ano teremos as Veredas como símbolo do nosso evento, por serem consideradas como um ecossistema de pouca resiliência, principalmente frente as mudanças climáticas.

Os participantes terão uma diversificada programação de atividades durante o evento. A programação conta com a participação de pesquisadores de instituições nacionais que ministrarão Mesas Redondas (configuradas no formato de palestras e roda de discussão ao final) e Palestras Magistrais abrindo as atividades. Além da realização de minicursos e apresentação de trabalhos sob a forma de pôsteres. Também haverá espaços para assembleia, exposições, lançamentos e premiações.

O ERBOT tem se destacado como um dos eventos de Botânica mais atrativos no Brasil, pelo seu custo mais baixo no valor da inscrição, por sua qualidade científica e pela localização das cidades sede, geralmente de fácil acesso, ou próximas de grandes centros. O 43º ERBOT marca o retorno dos nossos encontros presenciais, após a pandemia e acreditamos que será um momento de fortalecer e contribuir com um avanço no desenvolvimento das pesquisas da nossa região, servindo como um importante elo de conexão entre pesquisa-ensino-extensão, ligando a comunidade científica e não científica.

As inscrições e programação estão disponíveis na página do evento

Link: https://app.ciente.studio/erbot2023

Tags: No tags