Egressa do PPGL-Unimontes e da Fale-Ufmg, Edneia Ribeiro descobre textos inéditos de João Cabral de Melo Neto

Egressa do mestrado em Letras da Unimontes e do doutorado na Fale-Ufmg, a professora Edneia Rodrigues Ribeiro (IFNMG) garimpou no acervo da Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, textos inéditos de João Cabral de Melo Neto, poeta homenageado em 2020 pelo seu centenário. A pesquisadora também fez graduação e estagiou no setor administrativo da Unimontes. Os textos descobertos serão publicados ainda este ano pelo selo Alfaguara, da prestigiosa editora Cia das Letras.

Edneia Rodrigues Ribeiro (IFNMG)

Nascida em Capitão Enéas, Edneia defendeu o seu mestrado na Unimontes em junho de 2012 com dissertação sobre a poesia de João Cabral intitulada “A fissura do duplo em A educação pela pedra: consolidação de uma prática de antilira”, sob orientação do professor Rodrigo Guimarães. Posteriormente, doutorou–se na Fale-Ufmg, sob orientação do professor Sérgio Alcides do Amaral, com a tese “Um museu de duas faces: poesia de circunstância em João Cabral de Melo Neto”, defendida em 2019.

Atualmente a professora/pesquisadora integra o quadro de docentes o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, em Montes Claros, no qual ministra as disciplinas Língua Portuguesa e Literatura.

Segue link de matéria publicada no jornal Hoje em Dia (Belo Horizonte, 09/01/2020)

https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/mineira-encontra-textos-in%C3%A9ditos-de-melo-neto-que-completaria-100-anos-nesta-quinta-feira-1.765971