Quem somos

A Unimontes, Universidade que abriga o PPGDS, está localizada em Montes Claros, cidade que polariza na região diversos setores sociais, econômicos, tendo o setor educacional como um polo que absorve a demanda do Norte, Nordeste e Noroeste de Minas, Sul da Bahia e Sudeste de Goiás. A Universidade Estadual de Montes Claros constitui um polo educacional, produtor de conhecimento acadêmico em diversas áreas científicas, com três doutorados, 16 mestrados acadêmicos e seis mestrados profissionais. Montes Claros congrega as duas universidades públicas existentes na região norte mineira, ou seja, a própria Unimontes e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – esta última tem um campus regional na cidade. A realidade regional propicia que o conhecimento produzido possa dar suporte ao desenvolvimento socioeconômico da região, por se constituir como o objeto empírico privilegiado para a realização de pesquisas a partir das áreas que dão fundamentação teórico-metodológica à estrutura curricular interdisciplinar do PPGDS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social.

O PPGDS é um programa que tem cumprido um importante papel de formação intelectual, acadêmica e profissional, com amplo reconhecimento e atratividade. Desde a sua fundação tem contribuído para a qualificação especializada de profissionais das diversas instituições de Ensino Superior privadas e públicas, situadas em seu raio-educação. Um número significativo de mestres formados no programa avançou em sua qualificação, realizou a formação doutoral em importantes universidades do Brasil e se integrou às Instituições de Ensino Superior existentes na sua região de abrangência, notadamente no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri – sediada em Diamantina, Universidade Estadual de Minas Gerais, Universidade da Bahia – sediada em Guanambi, e em Faculdades particulares como na cidade de Vitória da Conquista/BA. O Programa também possui egressos em diversas áreas de gestão do Estado, seja no executivo, legislativo ou judiciário.

A inserção regional do programa é, sem dúvida, um dos fatores que contribuem para explicar sua vocação. Por contraste com outras regiões do Estado, cujos indicadores sociais e econômicos as aproximam daqueles apresentados pelos demais Estados do Sudeste e do Sul do Brasil, o Norte de Minas Gerais apresenta indicadores sociais semelhantes aos do Nordeste brasileiro e possui alguns dos municípios dentre os de menores indicadores sociais do país.

O desenvolvimento social consiste em movimento cumulativo, sistêmico ou comunitário, alterando padrões culturais, formas sociais dominantes e estilo qualitativo de vida, sob direção de ações coletivas e individuais pautadas em valores éticos e exercícios de resolução de conflitos. Desenvolvimento social resulta de processos dinâmicos e interativos que orientam a expansão e coesão social nas sociedades contemporâneas, atualizando e reatualizando a unidade da proximidade e da distância presente em toda relação humana.

O conceito de desenvolvimento social permanece como uma construção constante nas atividades de pesquisa e de docência no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, requerendo a condição interdisciplinar que enfatiza a necessidade de um debate efetivo sobre formas diferenciadas de produção do conhecimento. No entanto, o ponto de partida do conjunto de pesquisadores do PPGDS foi a insuficiência do viés exclusivamente econômico para se explicar o desenvolvimento de uma sociedade.

Nesse sentido, a produção de conhecimento interdisciplinar sobre a temática do desenvolvimento social incorporou e incorpora o desafio de interrelacionar diferentes campos do saber. Para possibilitar o diálogo disciplinar e o intercâmbio teórico-metodológico, realiza a interconexão entre as especificidades de cada campo científico, gerando conhecimento inovador a partir da reflexão sistemática. Sendo assim, a interdisciplinaridade no PPGDS é exercida a partir da articulação em projetos de pesquisa de docentes com formação diversificada e na condução conjunta de disciplinas da estrutura curricular e na coorientação das dissertações e teses.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar a formação, de caráter interdisciplinar, de pesquisadores e de docentes com elevada capacidade técnico-científica, tanto para o trabalho acadêmico e a investigação científica, quanto para a atuação em entidades públicas e privadas afeitas ao tema do desenvolvimento social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Propiciar a compreensão dos quadros teóricos e das problemáticas específicas ao Desenvolvimento Social, permitindo aos estudantes uma participação crítica e fundamentada na comunidade científica nacional e internacional;
b) Proporcionar a aquisição de competências epistemológicas, metodológicas e técnicas nos domínios específicos relacionados com o Desenvolvimento Social;
c) Propiciar a aquisição de conhecimentos orientados para a intervenção nos contextos geográficos e meios institucionais implicados na concepção, programação, execução e avaliação de programas e projetos de Desenvolvimento Social;
d) Favorecer a aquisição de competências que permitam a resolução de problemas de pesquisa por meio da realização de dissertações e teses de doutoramento;
e) Favorecer o desenvolvimento de habilidades de comunicação e debate de caráter científico, tanto no plano nacional como internacional.