Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes) é focado em planejamento e políticas públicas específicas voltadas para o desenvolvimento territorial.

Criado no ano de 2004, o programa tem desempenhado um papel extremamente relevante, com impactos positivos na formação de recursos humanos qualificados na região norte-mineira.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social tem por objetivo oferecer uma formação acadêmica pluralista que contemple as diversas abordagens teóricas e experiências empíricas de Desenvolvimento Social e na reflexão da evolução das ideias sociais.

A produção de conhecimento local tem sido uma ferramenta importante na tentativa de resolver os graves problemas sociais que persistem em grande parte da região, visando a superação da concepção de desenvolvimento restrita ao crescimento econômico.

A pós-graduação em Desenvolvimento Social compreende uma única área de concentração “Desenvolvimento Social”, organizada em duas linhas de pesquisa, a saber, “Movimentos Sociais, Identidades e Territorialidades" e “Relações Socioeconômicas e Estado“.