Quarta na Pós: Análise do crime ambiental da Vale em Brumadinho/MG

Convidamos toda a comunidade acadêmica e movimentos sociais para participarem da edição da Quarta na Pós do mês de abril de 2019. 

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS-Unimontes) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT-UFMG/Unimontes), e será realizada no dia 30 de abril (terça-feira) às 8:00 horas, no Auditório do Prédio 6 (CCBS) da Unimontes, tendo como tema: “Análise do crime ambiental da Vale em Brumadinho/MG”.

O evento contará com dois momentos específicos: o debate acadêmico sobre o crime ambiental ocorrido na Vale em Brumadinho/MG; e a plenária para depoimento dos atingidos pela Vale. O primeiro momento da Quarta na Pós será coordenado pela Profa. Dra. Ana Thé (PPGDS/Unimontes) e contará com a contribuição dos seguintes participantes: Profa. Dra. Andréa Zhouri, pesquisadora no Grupo de Estudos e Temáticas Ambientais (GESTA-UFMG) e professora no PPGSAT (UFMG/Unimontes); Neison Freire da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); e Carine Guedes do Movimento Atingidos por Barragem (MAB). O segundo momento, será coordenado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), tendo como participantes: Marlúcia, atingida de Brumadinho no município de Pompéu; Clarindo do Movimento de Pescadores e Pescadoras do Brasil (MPP); e Vazanteira Dinda do Quilombo da Lapinha no município de Matias Cardoso.

Essa edição é apoiada pela Articulação Vazanteiros e Quilombolas em Movimento; Articulação Rosalino Gomes de Povos e Comunidades Tradicionais; Conselho Pastoral dos Pescadores; MAB e CPT.